Em alguns casos de câncer de mama, durante a remoção do tumor faz-se também necessária a retirada de toda a cadeia de linfonodos da axila do mesmo lado para evitar uma metástase, isto é, de as células cancerígenas avançarem pelo sistema linfático para outras partes do corpo. Isso pode causar uma insuficiência da drenagem linfática do braço em questão, provocando dor, inchaço, desconforto, aumento da predisposição a infecções, e consequentemente o aparecimento de linfedema de membro superior, ou seja, um acúmulo de líquido (linfa) nos espaços intersticiais, fazendo com que o braço tenha um aumento de volume.

O linfedema é uma das sequelas mais invalidantes, menos aceitável e com maior peso emocional para o paciente, pois evidencia continuamente a existência de doença oncológica e todo o tratamento que se submeteu.

A Reabilitação Física, realizada através da fisioterapia, desempenha um papel fundamental na nova etapa de vida do paciente operada, onde a Linfoterapia é a técnica mais empregada e que obtém os melhores resultados atualmente, tanto no tratamento como na prevenção do linfedema. Utiliza vários recursos fisioterapêuticos como:

Linfodrenagem Manual – conjunto de manobras lentas, rítmicas e suaves para drenar a linfa estagnada.

Enfaixamento compressivo funcional – para manter e incrementar a melhora da absorção do fluxo linfático.

Cinesioterapia específica – exercícios que estimulam o funcionamento linfático e recuperam a amplitude dos movimentos.

Cuidados com a pele

Orientações para Automassagem Linfática e o uso da contenção elástica

O tratamento é dividido em 2 fases:

1ª Fase – Intensiva. Tem como principal objetivo a redução máxima do volume do membro afetado e conseqüente melhoram estéticos e funcionais. Frequência diária ou em dias alternados. A duração é determinada pela gravidade do caso, podendo variar de 3 a 8 semanas.

2ª Fase – Manutenção. Tem como objetivo manter pelo máximo de tempo possível a melhora conseguida na 1ª Fase. Os retornos nesta fase serão semanais, depois quinzenais, e posteriormente reavaliações mensais.

Indicações: Linfedema, edemas, pós-cirurgias.

Contraindicações: Processos infecciosos ou inflamatórios agudos (deve ser primeiramente tratado com medicamentos prescritos pelo médico) e em casos de inchaço generalizado causado por problemas cardíacos ou renais.

Duração: Aproximadamente 1 hora