A Drenagem Linfática é uma massagem específica para estimular e direcionar a circulação venosa e linfática,é traduzida por manobras suaves, lentas e rítmicas. Inicialmente utilizada apenas de forma terapêutica para distúrbios circulatórios linfáticos e venosos, atualmente é também bem difundida nos procedimentos estéticos e pós-operatórios. Deve ser realizada por profissional habilitado, que conheça bem a técnica, a anatomia, o funcionamento e as doenças das vias linfáticas e da linfa.

A linfa é um líquido incolor, encarregado da “limpeza” do organismo – remoção de impurezas, bactérias, vírus, toxinas. Circula em vasos linfáticos, paralelamente ao sangue. É filtrada por gânglios antes de chegar à circulação sanguínea. Sua circulação pode ser estimulada pela Drenagem Linfática Manual. O objetivo principal da drenagem linfática é remover líquidos acumulados numa determinada região do corpo, fazendo com que eles entrem nos capilares linfáticos (vasos minúsculos) e comecem a circular pelos vasos maiores e gânglios linfáticos.

Indicações: Eliminar edemas, auxilia na eliminação de toxinas e melhora a nutrição das células. É indicada, ainda, para o pré e o pós-operatório em cirurgias plásticas.

Contraindicações:Infecções agudas,  insuficiência cardíaca descompensada, flebites, tromboses, tromboflebites síndrome seno carotídeo, hipertensão certos tipos de afecções da pele, asma brônquia e bronquite asmática, hipertiroidísmo; parte do corpo inchada, dolorida, avermelhada, sensação de mal-estar.

Duração: Aproximadamente 1 hora.