A auriculoterapia é umas técnicas, que consistem na utilização do pavilhão auricular, com fins terapêuticos. Sua utilização é explicada pela inervação muito rica e pelas múltiplas conexões que atua ela apresenta com o sistema nervoso central. O pavilhão auricular é um órgão isolado que possui relações com os outros órgãos e regiões do corpo. Cada um dos pontos auriculares apresenta relação direta com um ponto cerebral que está ligado através da rede do sistema nervoso a determinado órgão  e região da soma, comandando suas funções. Essa relação torna a auriculoterapia um recurso bastante utilizável para tratar variadas enfermidades.

Indicações: Problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tireoide e problemas menstruais; doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos, para citar alguns. Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Tabagismo, emagrecimento.Problemas emocionais como a ansiedade, estresse, irritabilidade, insônia, depressão.

Contraindicações: Em mulheres grávidas com menos de cinco meses de gestação ou histórico de abortamento espontâneo.
A inflamação a infecção da orelha, contraindicam as inserções auriculares.

Duração: 20 minutos